25 de fevereiro de 2015

Cinedica: O Doador de Memórias

O Filme O Doador de Memórias é baseado no livro do autor Lois Lowry. Sei que o autor tem outros livros que não são uma continuação deste, mas são interligados. Porém, hoje falarei do filme (nem sabia que tinha o livro quando assisti).

No filme a sociedade tem uma vida sem sentimentos, ou decisões sobre si mesmo. Vidas ordenadas e privadas de emoções (e até de cores), mas também de sofrimento e tristezas. Eles não tem músicas, religiões, arte, ou qualquer coisa que pudesse quebrar a "mesmice" em que vivem.
As crianças crescem e suas famílias padrões (pai, mãe, filho e filha), até que chegam na idade de exercer suas funções (empregos) designadas (ou seja, eles não escolhem o que fazem).


Jonas recebe a função de Recebedor, que é muito rara. O antigo Recebedor "entrega" à ele as memórias do mundo em que vivemos. Mostra à ele pessoas felizes em família, animais, música, dança, emoções, amor... Mas, com todas essas coisas boas também vem a guerra, o ódio, a matança, a exploração, os maus tratos.
Apesar de todo o mal que é privado de sua sociedade, Jonas quer que todos conheçam esse mundo novo. Então embarca em uma grande e perigosa missão.


Eu amei a fotografia do filme! No início é tudo preto e branco, pois o personagem enxerga assim, mas depois a cor surge. As cenas em que o Jonas recebe as memórias são lindas! Resume a diversidade da nossa cultura, as lindas grandezas da vida. Mas mostram também tudo que temos de ruim e que temos que melhorar.


Eu recomendo muito o filme (e acredito que o livro seja bom também). Acho muito legal a história e a ideia do filme! 

Quem aí já viu o filme, ou leu o livro? Quem ficou com vontade de assistir?




Nenhum comentário:

Postar um comentário