3 de maio de 2015

O Hoje Com Lembranças

Alguns dizem que viver no passado é ruim, que devemos aproveitar o presente. Bem, é verdade. Mas "viver no passado" não é o mesmo que "lembrar o passado". Há uma grande diferença.
O passado não pode ser esquecido, pois nele estão as lembranças, os erros e os acertos. No passado está todo o nosso aprendizado, tudo que sabemos sobre nós e o mundo. Não podemos simplesmente esquecê-lo.
Sabemos que violência não leva à nada, pois no passado já tentamos resolver as coisas com violência e nada se resolveu. Sabemos que tirar conclusões precipitadas não ajuda em nada, pois no passado fizemos isso e depois percebemos que gastamos energia e tempo com algo desnecessário, muito diferente do que pensávamos que fosse. Sabemos que resolver as coisas com a cabeça quente só nos levam a violência e conclusões precipitadas.
NÓS sabemos, porque NÓS erramos. Todos nós. É preciso conhecer o passado, para entendermos o presente, e então, fazermos um futuro melhor.
Também não podemos viver no passado. Dele só temos que retirar aprendizados e lembranças. Não digo apenas boas lembranças, porque as ruins também são importantes, afinal, é delas que vem o aprendizado. E isso deve ser feito sem arrependimento.
Caso contrário, se vivermos apenas o passado, tudo que faremos é desperdiçar energia com algo que não podemos mais mudar, ao invés de usá-la com novas chances que nos são dadas todos os dias, ao levantarmos da cama. Chances essas que estão somente no presente e no futuro.
É preciso achar o equilíbrio de tudo isso, do passado e do presente. É preciso viver o hoje com lembranças. E o futuro? O futuro é a consequência de tudo isso. A partir do momento que tomamos consciência disso e aprendemos a viver em harmonia com o nosso passado e com o nosso presente, tudo fica melhor.



Bom pessoal, o texto anterior eu escrevi para a aula de teatro. Minha personagem é uma jornalista e com esse texto ela encerra a nossa peça. Como é a primeira exposição do nosso trabalho, é bem curto e simples, mas passa uma mensagem bem legal.
Enfim, só achei que seria legal compartilhar esse texto com vocês porque eu adoro escrever esse tipo de texto, mas faz tempo que não faço isso (vou voltar a escrever, aí eu posto aqui, ok?). Espero que ele tenha feio vocês refletirem. Beijões :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário