22 de setembro de 2016

As perguntas mais ouvidas por um vegetariano

Quem é vegetariano conhece muito bem certas frases/perguntas típicas que podem ser bem inconvenientes, repetitivas, ou apenas chatas mesmo, né? Eu convivo com elas diariamente e, Jesus, às vezes penso em gravar as respostas e, quando alguém perguntar, só colocar pra tocar hahaha!
Não pensem que somos arrogantes ou sei lá, mas é que ouvir as mesma perguntas sempre que alguém que você conhece descobre que você não come carne pode irritar bastante. Mas, obviamente, ninguém tem a intenção de ser chato ou grosseiro fazendo as perguntas, é só curiosidade mesmo, eu sei.
Enfim, fiz a seleção das perguntas mais odiadas ouvidas pelos vegetarianos e tenho certeza que quem não come carne vai se identificar!

"Por que você virou vegetariano?"

Essa resposta pode ser bem diferenciada, mudando de pessoa para pessoa. Mas, na grande maioria das vezes as pessoas deixam de comer carne por causa dos animaizinhos. Eu, por exemplo, não acho que a gente necessita matar um animal, faze-lo sofrer, ingerir uma energia pesada e "morta", quando se tem muitas outras opções para se alimentar, sabe?

"Faz quanto tempo?"

Também muuuuuuito comum essa pergunta. O problema é que nem sempre a gente lembra direito, né? Já é tão comum e faz tão parte da rotina que parece que sempre foi assim! Sempre tenho que fazer uns cálculos mentais e umas estimativas.

"Mas peixe você come, né?"

E quando respondemos que não, essa pergunta geralmente vem acompanhada de um "também não? Meu Deus!"
Ela também pode ser substituída por "E carne branca, você come?"

"E leite, ovo, essas coisas...?"

Aí a gente explica que quem não come ovo, leite, nem nada de origem animal é vegano, e que nós só não comemos carne mesmo :) 

"Tá mas, então, o que você come? Mato?"

Sim, a mais irritante, chata, repetitiva, odiada e ouvidas das perguntas! Essa é a única que eu realmente me irrito e acho sem sentido, meu Deus, com eu a odeio! Hahaha
Gente, por favor, eu como qualquer coisa que não tenha carne! Massas, legumes, frutas, vegetais, arroz, feijão... É um cardápio imenso! Inclusive pizza (quatro queijos, brócolis, marguerita, alho e olho, vegetariana, etc), cachorro quente (sem salsicha, obviamente) e X (sem o hamburguer, e continua muito gostoso, obrigado.), ok?
Ela pode ser mais específica também, tipo: "O que você come quando vai no (algum lugar como pizzaria, padaria...)"

"Nossa como você consegue? Eu não conseguiria! Já até tentei, mas quando eu vejo aquela picanha, aquele hamburguer, não dá! ~risos~"

Na verdade essa é uma pergunta retórica, mas né, ouvimos muito. Então, se você já fez esse comentário achando que estava sendo original, sinto lhe dizer que não hahaha. Mas tudo bem, acontece, não é mesmo?
Deixar de comer carne não é algo tão difícil se você for aos pouco. E se é uma vontade sua, tente! Se não conseguir, tente de novo! Comece diminuindo o consumo, largando a carne vermelha primeiro para depois parar totalmente ;)

"E se você tivesse perdido num deserto, ou o mundo estivesse acabando e só tivesse carne pra comer, você comeria?"

Essa com certeza é a mais inútil das perguntas que os vegetarianos ouvem, porque quem fez ela não vai acrescentar nenhuma informação útil sobre o vegetarianismo a sua vida. Mas, enfim, a gente escuta bastante, então vamo lá:
Eu não sei. Eu simplesmente não sei. Dizem que em situações extremas o ser humano faz qualquer coisa, não é? Pois é, só estando perdido no deserto ou no meio de um apocalipse pra saber e, sabe, não acho que vou viver nenhuma dessas experiências, obrigado. 

Bom pessoal, é isso! Espero que os vegetarianos tenham se identificado. Comente aqui quais outras perguntas são bem frequentes que eu esqueci de colocar no post!
E, para aqueles que não são vegetarianos saibam que não tem problema perguntar. É normal as pessoas terem curiosidade e interesse sobre esse assunto e eu não me importo de responder essas perguntas porque, ás vezes, pode fazer a pessoa pensar sobre o assunto e rever seus conceitos, não é?
Então tudo bem fazer essas perguntas (apesar de agora você já saber a maioria das respostas), ok? Menos a última pergunta, essa não é tudo bem fazer porque ela é bem inútil mesmo.
Beijos :*

Facebook • Twitter • Instagram • Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário